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DIVERSIDADE SEXUAL
Apesar de perfil, organizadores se queixam de falta de interesse de patrocinadores para edição deste ano
Jovens de classe média dominam Parada Gay
FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL
Jovens instruídos e de classe
média. Se repetir a freqüência de
2004, esse deve ser o perfil majoritário do público que deverá tomar
conta da avenida Paulista no próximo domingo, durante a 9ª Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros).
É isso o que aponta uma pesquisa realizada no ano passado pela
Secretaria Executiva de Turismo
do Estado sobre o perfil e os hábitos dos participantes da maior parada gay do mundo, a de São Paulo, que ganhou esse posto ao reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas
em 2004. A de São Francisco
(EUA), até então a maior, reuniu
no ano passado 1 milhão de pessoas, e a de Toronto (Canadá)
chegou a 900 mil.
De acordo os dados levantados
pela pesquisa, que entrevistou
1.500 pessoas na parada do ano
passado, 51% dos participantes
têm entre 18 e 27 anos, 57% têm
grau de instrução superior completo e 38% possuem renda mensal superior a R$ 1.500.
"O levantamento mostra que a
parada tem um público formador
de opinião e de grande capacidade de consumo", avalia Eduardo
de Carvalho, um dos coordenadores do evento. "Só as empresas
e os publicitários não prestaram
atenção nisso", cutuca.
Financiamento
Para este ano, a Associação do
Orgulho GLBT havia previsto um
investimento de R$ 600 mil em infra-estrutura para a parada.
"Conseguimos levantar apenas
cerca R$ 200 mil, o que significa
que as empresas têm preconceito
ou desinteresse no evento", especula Carvalho. "Não podemos
deixar de aplicar esse dinheiro em
segurança, portanto, o fato de termos menos verba que aquela
ideal vai significar menos fotos,
menos balões e menos cor durante a parada."
No ano passado, a Parada Gay
de São Paulo atraiu cerca de 400
mil turistas para a capital, o que
movimentou cerca de R$ 100 milhões na cidade durante o final de
semana do evento. Os números fizeram da manifestação na avenida Paulista o maior evento de turismo de São Paulo. Para se ter
uma idéia, segundo a São Paulo
Turismo, a corrida de Fórmula 1
no autódromo de Interlagos
atraiu no ano passado para São
Paulo 50 mil turistas. A parada
trouxe para a cidade oito vezes
mais turistas -a mesma quantidade de visitantes que o Estado do
Ceará conseguiu atrair ao longo
de todo o ano passado.
Do total do público presente em
2004, 82% vive na capital de São
Paulo ou no interior do Estado,
4% veio de Minas Gerais, 3% do
Rio de Janeiro, 2% do Paraná, 2%
do Distrito Federal e 1% veio do
exterior para o evento.
"Há vôos fretados de Belo Horizonte e de Buenos Aires para trazer a São Paulo participantes da
parada", diz Clovis Casemiro, da
CVC Turismo, agência oficial do
evento.
Metade dos entrevistados já havia participado de alguma edição
anterior da Parada Gay de São
Paulo e 94% afirmou que pretendia voltar para a cidade na Parada
do Orgulho GLBT deste ano.
A organização do evento estima
que reunirá 2 milhões de pessoas
no evento de domingo.
Leia mais sobre a Parada Gay na
www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/paradagay
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