São Paulo, quinta, 25 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Hospital inaugura Centro de Oncologia; modelo é novo no país
Sírio propõe tratamento integral para pacientes com câncer

da Reportagem Local

O Hospital Sírio Libanês inaugura hoje, às 15h, o Centro de Oncologia que propõe um tratamento integral ao pacientes com câncer.
Segundo o diretor-geral do centro, Raul Cutait, a unidade foi criada para permitir que o paciente tenha, no mesmo local, atendimento nas diversas áreas que compõem o tratamento.
A unidade irá oferecer tratamento multidisciplinar à doença. Além dos oncologistas, uma equipe de nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e radioterapeutas do hospital estará à disposição dos pacientes com câncer.
O coordenador-executivo do programa é o oncologista-clínico Antônio Buzaid, que trabalha há anos com melanoma, tipo de câncer de pele.
De acordo com a assessoria do hospital, a partir de julho deverá ser testada no local uma nova vacina para o tratamento do melanoma, já aplicada com êxito nos Estados Unidos.
Segundo Bernardo Garicochea, coordenador do programa de prevenção do novo centro, o modelo multidisciplinar é novo no Brasil, mas ele existe há vários anos em outros países como Estados Unidos e Inglaterra.
Os médicos irão manter contato permanente com especialistas da área, afirma Cutait, por meio de um acordo de cooperação científica com o Memorial Sloan Kettering Center, hospital de ponta na área de oncologia de Nova York.
Uma das novidades do centro é o estudo do câncer hereditário, responsável por cerca de 10% dos casos da doença, segundo Garicochea.
De acordo com ele, devem procurar o programa de prevenção à doença especialmente aqueles que tenham vários casos de câncer na família ou que possuam algum familiar que contraiu a doença muito jovem.
Nesses casos, há maior probabilidade de o paciente ser portador do câncer hereditário.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.