São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

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CET amplia radares em Pinheiros, nos Jardins e no Itaim

Novos aparelhos com sistema de leitura automática de placas funcionam desde agosto também no centro da cidade

Radares fiscalizam ônibus fretados, caminhões e carros; mais 35 serão instalados em São Paulo nos próximos meses

JAMES CIMINO
DA REPORTAGEM LOCAL

O motorista paulistano deve ficar mais atento ao circular por regiões como Jardins, centro, Pinheiros e Itaim Bibi. Essas áreas ganharam 25 novos radares com sistema LAP (leitura automática de placas).
O primeiro lote foi posto em operação em 7 de agosto. O segundo passou a funcionar no último dia 9. Nos próximos meses, serão instalados 35, totalizando 60 novos aparelhos.
Alguns deles, embora estejam esperando aferição do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) para começar a funcionar, já podem ser vistos pela cidade -como na rua da Consolação, próximo à esquina da rua Dona Antonia de Queirós, no centro; e na avenida Nove de Julho, na esquina com a rua José Maria Lisboa, nos Jardins.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a instalação dos radares já estava prevista em junho do ano passado, quando se proibiu a circulação de caminhões entre as 5h e as 21h em uma área de 100 km2, pouco maior que o centro expandido.
Na época, foi feita licitação para os equipamentos. Só agora, devido à burocracia, entraram em operação. O custo total foi de R$ 18,6 milhões.
Em julho deste ano, a administração Gilberto Kassab (DEM) aprovou também a restrição de circulação de ônibus fretados no centro expandido. Os radares novos, segundo a CET, também servirão para ajudar a fiscalizar o cumprimento dessa norma.
Se o motorista comum pensa que os radares servirão só para caminhões e fretados, as autoridades de trânsito deixam claro que os aparelhos foram instalados para flagrar também infrações como invasão de pista exclusiva para ônibus e desrespeito ao rodízio de carros.
A rua Estados Unidos, por exemplo, ganhou dois radares, um na esquina com a avenida Nove de Julho e outro entre as ruas Joaquim Eugênio de Lima e Augusta.
Outros locais onde há grande fluxo de cargas também foram contemplados pela fiscalização, como as ruas José Paulino e Ribeiro de Lima, no Bom Retiro (região central), famosas por suas lojas de roupas.
Desses 25 novos radares, os Jardins receberam o maior número: dez. O centro recebeu mais oito; Pinheiros, seis; e o Itaim Bibi, um. No total, São Paulo tem 121 radares fixos.
Também foram feitas licitações para lombadas eletrônicas. Até agora, segundo a CET, cem delas foram trocadas, 44 foram instaladas e nove serão implantadas até o fim do ano.

Falta de sinalização
Embora os novos radares já estejam operando desde agosto, muita gente ainda é pega de surpresa, principalmente pela ausência de sinalização.
É o caso da engenheira Maria Angela Camargo. Abordada pela reportagem na esquina da rua Henrique Schaumann com a Teodoro Sampaio, dizia não saber que a poucos metros dali havia um radar. "Ainda bem que você me avisou!"
A CET informa que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, a sinalização só é obrigatória em equipamentos que fiscalizam velocidade.
A contadora Ana Carolina Rodrigues, 26, se diz surpresa com a quantidade de radares novos. "Eu acho que o pessoal da CET não quer mais trabalhar", afirma.
De fato, a CET afirma que, com os novos radares, pretende otimizar o trabalho e deslocar os fiscais para outros pontos críticos de tráfego.


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