São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA
Projeto pode melhorar pára-raios
Pesquisa sobre raios volta em novembro

da Folha Vale

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) vai retomar no final de novembro o projeto Geração de Raios, para lançamento de foguetes em direção a nuvens de tempestade.
Desenvolvido em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), empresas nacionais e instituições de pesquisa do Canadá e da França, o projeto visa estudar o efeito dos raios para aprimorar sistemas de proteção de residência e equipamentos em geral contra relâmpagos.
O projeto Geração de Raios foi iniciado em fevereiro, com a inauguração do Centro Internacional para Pesquisas e Testes sobre Relâmpagos, em Cachoeira Paulista, e encerrado há uma semana.
Na primeira etapa, os técnicos não conseguiram obter dados, por falta de tempestades.
Os pesquisadores acreditam que isso esteja associada ao fenômeno La Niña, que neste verão aparentemente reduziu a incidência de raios no Sudeste.
Para a próxima tentativa, a expectativa é que o La Niña já tenha se encerrado.


Texto Anterior: Mortes no Brasil são numerosas
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: O escárnio não compensa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.