São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

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TRANSPORTE

Empresa alega problema em equipamentos

Metrô desativa máquina de venda de bilhetes sem reforçar equipe

DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o começo de março, os usuários do Metrô de São Paulo não podem mais tentar escapar das filas de bilheteria comprando passagens nas máquinas. Todos os 251 equipamentos eletrônicos de emissão de bilhetes que ficavam nas 52 estações foram desativados pela empresa logo após o Carnaval. No entanto, a equipe de funcionários que vende bilhetes de metrô -um total de 1.142 bilheteiros- não foi reforçada.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, não foi preciso aumentar o número de funcionários porque as máquinas só atendiam a 1% dos usuários. O mau funcionamento dos equipamentos seria o motivo da preferência dos usuários pelos bilheteiros.
Os problemas de funcionamento também são, segundo o Metrô, o motivo do cancelamento do contrato da companhia com a Phonecard, administradora dos equipamentos. Falta de bilhete e de troco é a principal falha.
Segundo o Metrô, a Phonecard alega que para o abastecimento das máquinas é necessário o uso de carro-forte, cujo custo é muito alto. A participação da empresa nas vendas de bilhetes de metrô -6,5% do arrecadado nas máquinas- não cobriria os gastos. Assim, os equipamentos não eram propriamente abastecidos.
Até o fechamento desta edição, a reportagem não havia conseguido localizar os responsáveis pela empresa Phonecard.
O Metrô deve decidir entre junho e julho o que substituirá o equipamento da Phonecard. A assessoria citou um novo sistema acoplado a máquinas de banco 24 horas, comum em outros países.
(ISABELLE MOREIRA LIMA)


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