São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Posse será às 15h

Ouvidor assume hoje Secretaria da Segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

O ouvidor-geral da Prefeitura de São Paulo, Benedito Domingos Mariano, 43, toma posse hoje, às 15h, como titular da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A lei que autoriza a criação da secretaria será sancionada hoje pela prefeita Marta Suplicy (PT).
A prefeita só deve definir quem irá ocupar o lugar de Mariano na ouvidoria na próxima terça. O mais cotado é Maurício Faria, atual presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
Um pouco antes de a lei ser aprovada na Câmara Municipal, Mariano disse que uma de suas prioridades é fazer da Guarda Civil Metropolitana (GCM) uma instituição voltada para a ação preventiva e comunitária.
"Desde sua fundação, em 1986, a GCM vem agindo, principalmente, como guarda de patrimônio, mas queremos mudar esse enfoque", afirmou. "Nossa lógica passará a ser que a GCM cuide das pessoas que trabalham e usam os prédios e logradouros públicos."
Segundo Mariano, a intenção é criar um fórum permanente de discussão sobre as prioridades da guarda. "A sociedade ajudará no planejamento das ações que serão desenvolvidas pela guarda."
Uma das atribuições da GCM passa a ser a fiscalização e o policiamento do trânsito. Mariano afirmou que defenderá, na regulamentação da lei, que a GCM não tenha o papel de multar, mas sim o de evitar a violência no trânsito.
O efetivo da GCM é de cerca de 5.500 guardas, mas a expectativa é que esse número aumente para 7.000 até o início de 2003.



Texto Anterior: Transporte: Falta de concorrentes é ameaça para Marta
Próximo Texto: Estado: Secretário dos Transportes ligado a Covas deixa governo Alckmin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.