São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigação mostra que a pista não estava em condições, diz promotor

GILMAR PENTEADO
DA REPORTAGEM LOCAL

O promotor Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações da Polícia Civil de São Paulo, afirma que está convicto de que a pista principal de Congonhas, onde ocorreu o acidente da TAM, "não estava em condições", principalmente no que se refere à aderência nos dias de chuva.
Mas, segundo ele, só o cruzamento com os dados das caixas-pretas da aeronave podem revelar se essa falta de condições teve ligação direta com o acidente. "A pista não estava em condições. Estava escorregadia. Agora, se tem ligação direta com o acidente é o que precisamos saber", disse.
Em uma avaliação de oito dias de investigação, o promotor afirmou que o depoimentos de pilotos e outras informações no inquérito revelam "indícios de que algo estava errado com a pista". "Não precisa ser técnico, promotor nem delegado para saber disso. Basta saber quantas derrapagens nós tivemos nos últimos dias", afirmou.
Anteontem, em depoimento no 27º DP (Campo Belo), zona sul de São Paulo, dois pilotos da TAM afirmaram que tiveram problemas para pousar em Congonhas por causa de pista escorregadia. Os dois, que pilotaram a mesma aeronave dois dias antes do acidente, afirmaram que o avião estava em perfeitas condições, apesar de estar com o reverso inoperante.
O delegado Antonio Carlos Barbosa afirma que a polícia pretende ouvir cerca de 15 pilotos -parte deles teria enfrentado problemas de pista escorregadia em Congonhas.
O promotor afirma que, apesar de a investigação ter por enquanto menos informações sobre as condições da aeronave, essa linha de investigação não está enfraquecida. "É claro que é preciso saber as condições da aeronave", afirmou.


Texto Anterior: Infraero descumpre acerto e "blinda" engenheiros da nova pista de Congonhas
Próximo Texto: Empresa alega que obra não é convencional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.