São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerimônia terá concerto de sinos

DA REPORTAGEM LOCAL

A missa de reabertura da catedral da Sé, domingo, às 10h, terá como atração especial um concerto de sinos. Para executá-lo, foi convidada uma estrela internacional do instrumento, o carrilhador holandês Gerard Waarad.
Do mesmo país, foi trazido o carrilhão da igreja, que tem 61 sinos. Os sinos são acionados por um teclado, eletronicamente. O instrumento ocupa quase toda a torre esquerda da igreja, que tem parte da construção vazada.
Por essa razão, dentro da catedral é o pior local para ouvir a apresentação de domingo. O som é mais perfeito fora da igreja.
As obras de restauro da catedral venceram o Concurso Iberoamericano Procobre, da 3ª Bienal Iberoamericana de Arquitetura, realizada em Santiago do Chile, no próximo mês. O destaque do projeto do arquiteto Paulo Bastos é o telhado das novas torres.
A cobertura é de cobre, assim como o da cúpula. Porém este foi construído há mais de 50 anos e, por isso, tem coloração esverdeada, devido ao envelhecimento natural do material. O novo teto teria a cor do cobre, o que daria contraste. Para evitá-lo, a equipe de Bastos envelheceu o metal artificialmente com ácido.


Texto Anterior: Urbanismo: Sé terá esquema especial de segurança
Próximo Texto: Panorâmica - Estradas: SP quer ampliar prazo de concessões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.