São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP abre amanhã ciclovia na Radial Leste

Com 6 km, 1º trecho será o maior fora de parques; pista completa deve ficar pronta nos próximos meses

TALITA BEDINELLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sinalizado e com asfalto recém-pintado, o primeiro trecho da ciclovia da Radial Leste será inaugurado amanhã, a quase uma semana das eleições. Mas a pista completa, com 12,2 quilômetros, só será entregue nos próximos meses.
Com seis quilômetros, o trecho se tornará a maior pista contínua de ciclovia fora de parques da cidade e ligará as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, na zona leste. Quando pronta, chegará até o Tatuapé, também na zona leste.
Com a inauguração do trecho, a prefeitura e o Metrô abrirão três bicicletários, nas estações Corinthians-Itaquera, Carrão e Sé, que oferecerão empréstimo gratuito de bicicletas por uma hora; depois, a cada hora serão cobrados R$ 2. A estação Guilhermina-Esperança já tem o serviço.
A Folha percorreu a ciclovia com o cicloativista André Pasqualine. Na avaliação dele, o trecho está em boas condições, mas o asfalto da pista é mais áspero do que deveria. "Eles apenas pintaram a calçada. Faltou colocar um revestimento que deixaria a pista mais lisa."
Em alguns trechos, ciclistas têm que dividir o espaço com pedestres, já que não há uma área alternativa para eles.
Também foram observados problemas de sinalização. Nos acessos à pista, a faixa de travessia da Radial Leste indica que o pedestre fique entre os carros e o ciclista. "Deveria ser o contrário, porque o ciclista tem que proteger o pedestre."
As placas ao longo da ciclovia indicam que os ciclistas ultrapassem os pedestres sempre pelo lado direito; para ele, deveria ser o contrário.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pela sinalização, diz que ela foi baseada no Código de Trânsito Brasileiro.
Pasqualine destaca ainda que existem poucos acessos para a pista -ao longo dos seis quilômetros, são apenas seis.


Texto Anterior: Cumbica: Português é preso em SP com 200 canários na mala
Próximo Texto: Delegados da PF são acusados de integrar máfia da gasolina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.