São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SINAIS DO TEMPO

Azulejos da obra "Peixes", na Pampulha, em Belo Horizonte, estavam com fissuras e sujeira

Painel de Candido Portinari é restaurado

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA

O painel de azulejos "Peixes", uma das últimas obras do pintor Candido Portinari (1903-1962), foi restaurado e será reinaugurado neste domingo, em Belo Horizonte. A obra, de 1961, tem 817 azulejos e foi executada para decorar um salão do PIC (Pampulha Iate Clube), que compõe o chamado Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha.
O clube, como todo o conjunto da Pampulha, tem projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e paisagístico de Burle Marx (1909-1994). O conjunto é tombado pelo governo federal, pelo Estado e pela prefeitura.
O painel, com 6,35 metros de altura e 2,77 metros de comprimento, foi restaurado pela última vez em 1988.
Em 1993, a obra saiu do salão de festas para uma área externa do clube, onde ficou exposta ao sol e à chuva, o que gerou fissuras e sujeira.
O clube gastou R$ 80 mil em 14 meses de restauro. A ação, apoiada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), incluiu remoção de resíduos, limpeza e substituição de cerca de 150 azulejos.
Para a troca das peças danificadas, cada desenho foi copiado em novos azulejos, levados várias vezes ao forno até a obtenção da cor mais próxima à original.
O painel restaurado continuará por pelo menos mais um ano no jardim interno do clube, onde não pode ser visto da rua. Está prevista para 2006 a construção de outra portaria, na qual o painel ficará protegido da ação climática e será visto por pedestres.


Texto Anterior: Rio lança guia de bens preservados, mas omite degradação dos locais
Próximo Texto: Promessa perdida: Lula não atinge metas da infância, diz Abrinq
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.