São Paulo, quinta, 26 de novembro de 1998

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Nebauer questiona critérios

da Sucursal de Brasília

A secretária de Estado da Educação de São Paulo, Rose Neubauer, diz que é impossível avaliar políticas públicas educacionais com base em apenas dois resultados pontuais de desempenho de uma amostragem de estudantes.
De acordo com o Saeb, a proficiência média em matemática de alunos da 8ª série em São Paulo caiu de 263 no ano de 95 para 248 em 97. No último ano do ensino médio, o desempenho caiu de uma média de 291 em 95 para 276 em 97.
"Esses resultados do Saeb têm que ser usados com muito cuidado. Nenhum resultado de avaliação séria tem posições definitivas sobre tendências educacionais antes de uma série histórica de pelo menos cinco avaliações. O Saeb só realizou duas, em 95 e 97, e não usou instrumentos da mesma natureza", afirma Neubauer -que desde 1995 vêm introduzindo uma série de modificações na rede estadual.
Segundo a secretária, o Estado de São Paulo usa uma metodologia semelhante à utilizada pelo MEC para avaliar o desempenho dos alunos e os resultados são diferentes, tendendo a ser melhores.
"O Saeb deve ser olhado com certa precaução, porque a posição do Brasil como um todo é desfavorável. Tem-se investido muito no Nordeste e os Estados nordestinos permanecem estáveis no desempenho em relação a 95, se forem analisados separadamente", disse.
Para Rose Neubauer, o Estado de São Paulo foi prejudicado porque a avaliação excluiu alunos de escolas técnicas estaduais, que "têm um desempenho melhor".
Ela disse que também houve absorção de uma grande quantidade de alunos nas últimas séries do 1º grau e na 3ª série do 2º grau. "É uma clientela diferente que entra no sistema. Isso contribui para baixar a média de desempenho." (BB)


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