São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSB perde secretaria para o PT

JOÃO CARLOS SILVA
CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A vereadora Aldaíza Sposati (PT) assumirá na sexta-feira cargo de secretária da Assistência Social na Prefeitura de São Paulo no lugar de Evilásio Farias (PSB), que deixará o governo para disputar a reeleição como deputado federal.
A definição do nome foi uma surpresa para o PSB, que não tinha, até ontem pela manhã, sido avisado pela administração petista que perderia espaço no governo após a saída de Evilásio Farias.
Até anteontem, a executiva municipal do partido aguardava uma possível conversa entre a prefeita Marta Suplicy (PT) e a deputada federal Luiza Erundina (PSB). A legenda esperava continuar na administração petista.
Nem o próprio secretário Farias soube da escolha de sua substituta, apesar de ter conversado com Marta nesta semana para acertar a data que deixaria o cargo, que ocupava desde o início da gestão.
O PSB, contudo, continuará apoiando o governo. Essa foi a decisão tomada em uma reunião da executiva municipal no começo do ano, antes da substituição na secretaria ser resolvida.
Na bancada do PT, a indicação de Aldaíza também surpreendeu, pois Marta havia sinalizado no começo da gestão que não convidaria vereadores da bancada para integrar cargos no primeiro escalão na prefeitura. Ontem, Marta disse ter mudado de idéia quanto à decisão que havia tomado.
Dos seus colegas na Câmara, Aldaíza só ouviu congratulações ontem, após sua indicação ser formalmente anunciada em plenário. Ficou no ar, contudo, duas dúvidas: se a indicação de Aldaíza não abre uma brecha para outros parlamentares interessados em cargo de primeiro escalão fazerem a reivindicação e como o governo vai lidar com isso.
Em nota distribuída ontem, a prefeita elogia a atuação de Farias e enaltece sua companheira de partido, a quem trata como "uma das maiores especialistas desse país em questões sociais". "É uma técnica brilhante, com muitos serviços prestados ao país em sua área de atuação", afirma a nota.
Aldaíza é doutora em serviço social pela PUC-SP, onde é professora titular na pós-graduação em serviço social e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social. Fez pós-doutorado na Faculdade de Economia de Coimbra e dá aulas como professora convidada em Lisboa e Porto, em Portugal, e na Universidade Federal de La Plata, na Argentina.
Vereadora no terceiro mandato, a petista também já ocupou cargo de secretaria das Administrações Regionais no governo da ex-prefeita Luiza Erundina (89-92, na época no PT).
"É muito cedo dizer [o que" muda ou não muda [na secretaria". A notícia acaba de ser dada", disse a vereadora ontem à tarde sobre a escolha de seu nome por Marta.



Texto Anterior: Outro lado: Secretária diz que tentará acordo com promotoria
Próximo Texto: Partido soube através da imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.