São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Escola terá autonomia para abrir cursos e vagas

Fiam vai se tornar novo centro universitário de SP, diz ministro /b>

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, anunciou anteontem à noite que as Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam) estão prestes a se tornar um centro universitário. A informação foi dada durante evento que comemorou o 30º aniversário da Fiam e homenageou os 40 anos do empresário Octavio Frias de Oliveira à frente do Grupo Folha.
Hoje a instituição tem status de faculdade integrada. Ela funciona conjuntamente com a Faam (Faculdade de Artes Alcântara Machado) e é mantida pelo mesmo grupo que administra a UniFMU (Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas).
A legislação estabelece três tipos de instituição de ensino superior: universidades, centros universitários e as faculdades integradas (similar a faculdades, institutos ou escolas superiores). A diferença entre elas é a autonomia.
Assim que passar a ser um centro universitário a Fiam poderá, por exemplo, abrir ou fechar cursos e aumentar ou diminuir o número de vagas. Hoje ela depende da aprovação do MEC (Ministério da Educação) para algumas dessas medidas. A diferença entre um centro universitário e uma universidade é que esta oferece não só o ensino, mas também atividades de pesquisa e de extensão.
Segundo a assessoria de imprensa do Sesu (Secretaria de Ensino Superior) do MEC, todo processo de credenciamento de uma instituição de ensino passa pelo Conselho Nacional de Educação. A assessoria não tem previsão de quando a Fiam passará efetivamente a ser um centro universitário. A escola hoje oferece 11 cursos (cinco da área de comunicação).



Texto Anterior: Partido soube através da imprensa
Próximo Texto: Dengue: Prefeitura planeja "invasões" contra o Aedes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.