UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães e internos denunciam supostos maus-tratos e tortura na Febem

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 20 mães de internos da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e quatro adolescentes confirmaram ontem, à Promotoria da Infância e Juventude, suposta prática de maus-tratos e tortura nas unidades 30 e 31, em Franco da Rocha (Grande SP).
Entre os depoimentos, o de um jovem que apresentava marcas nas costas, supostamente causadas por agressões sofridas na última sexta-feira. Outro interno também tinha cicatrizes nos pés, que teriam sido provocadas por um "corredor polonês", em abril, no qual os jovens teriam sido espancados e obrigados a passar com os pés descalços em cima de cacos de vidro. Os promotores pediram exames de corpo de delito de 20 adolescentes.
A assessoria da Febem informou que o único episódio que terminou em funcionários e internos feridos ocorreu na quarta-feira passada, na unidade 30. Os jovens teriam retirado lâmpadas da celas e chamado os agentes com o objetivo de agredi-los. A unidade registrou boletim de ocorrência. Onze internos também se feriram na confusão, segundo a Febem.


Texto Anterior: Direitos humanos: Grupos de extermínio agem em 14 Estados, afirma secretário
Próximo Texto: Clima: Frente fria provoca neve e geadas no Sul
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.