São Paulo, Terça-feira, 27 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Empresa não fez concurso
Proguaru emprega parente de vereador

RODRIGO VERGARA
OTÁVIO CABRAL
da Reportagem Local

O prefeito de Guarulhos (Grande São Paulo), Jovino Cândido (PV), emprega, por meio de uma empresa municipal, parentes de pelo menos seis vereadores daquela cidade.
As contratações, feitas sem concurso, pela Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos), ocorreram neste ano. Depois, portanto, de o prefeito ter sido pressionado para fornecer cargos aos vereadores em troca de apoio, conforme denúncia divulgada no início deste mês.
A presidência da Proguaru confirmou as contratações dos funcionários, mas não informou a função e os salários.
Jovino, que é o responsável pelas indicações na Proguaru, nega ter cedido aos pedidos de vereadores. De acordo com sua assessoria, o prefeito não indica nomes à Proguaru, apenas o perfil dos contratados. Os concursos, disse a assessoria, são dispensáveis na Proguaru.
A contratação de parentes de vereadores não é crime. Mas o desvio de funcionários da Proguaru para outros setores da prefeitura é considerado irregular pelo promotor Nadim Mazloum, que investiga a administração municipal.
É o que ocorre com pelo menos três dos familiares de vereadores contratados: estão emprestados para outras secretarias da prefeitura, conforme confirmou o departamento pessoal da Proguaru.
Um dos três recebe sem trabalhar: Antonio Rodrigues Alves Neto, irmão do vereador Paulo Sérgio Rodrigues Alves Neto.
Em entrevista gravada à Folha, Antonio afirmou que nem sabia que era contratado pela Proguaru.


Contratados: Antonio Rodrigues Alves Neto (irmão de Paulo Sérgio Rodrigues Alves), Jackeline Mendes Almeida (irmã de Jackson Mendes Almeida), Vivian Mesquita de Araújo (sobrinha de Silvana Mesquita de Araújo), André Figueiredo (sobrinho de Wanderley Figueiredo), Janayna Prevedello (nora de Toninho Magalhães) e Adilson Penido (primo de Gilberto Penido)


Texto Anterior: Violência: Cresce superlotação na Febem em 1 ano
Próximo Texto: Guarulhos: Vereador é acusado de triplicar bens
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.