São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 2006

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Consumo

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Idosa muda de cidade e plano de saúde exige nova carência

DA REPORTAGEM LOCAL

Silvia Rioli relata o problema que sua tia Cremilda Ricetti, 82, está enfrentando com a Unimed. A cliente possui plano de saúde da empresa desde 2004. No mês passado, mudou-se para São Paulo e agora precisa que o plano passe de regional para nacional.
A Unimed informou à leitora que seria necessário cancelar o plano antigo e fazer um novo plano, agora vez com uma outra Unimed, possivelmente enfrentando novo período de carência.
"Como é que fica a questão do direito adquirido mediante o pagamento por três anos do plano? Isso não dá o direito de migração pura e simples para um novo plano? Estamos cientes que tal mudança de plano acarretará uma mensalidade maior, mas com isso já acordamos. Somente discordamos da perda de vantagens adquiridas, como o período de carência."
A leitora ressalta que, como sua tia tem 82 anos, "a cada dia que passa fica mais vulnerável". Ela reclama ainda que a seguradora resiste a fornecer algum tipo de documento impresso.
Resposta: A Unimed afirma que a Unimed Bauru, contratada atualmente, não dispõe de plano com área de abrangência que inclua a capital, restando à cliente contratar um plano que propicie essa cobertura, cumprindo períodos de carência. "É preciso entender que o Sistema Unimed, de fato, é formado por várias operadoras de planos privados, com autonomia administrativa e registros próprios."


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