São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice ADMINISTRAÇÃO Linha só passa a operar em 99 Pitta entregará 'meio' fura-fila antes da eleição
MAURÍCIO RUDNER HUERTAS da Reportagem Local O fura-fila, ou VLP (veículo leve sobre pneus), promessa de campanha de Celso Pitta quando candidato à Prefeitura de São Paulo em 96, vai ter a sua primeira linha inaugurada pela metade em setembro. A época marcada para a inauguração coincide com as vésperas da eleição ao governo do Estado. Paulo Maluf, antecessor de Pitta, é candidato e aparece como favorito nas pesquisas de intenção de voto. O prefeito visitou ontem a pista de testes do fura-fila no autódromo de Interlagos (zona sul de SP) e anunciou para o segundo semestre deste ano o início da operação dos novos veículos. Porém o secretário de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, afirma que neste ano a prefeitura vai construir só metade da pista projetada para a primeira linha do fura-fila, que deve ligar o parque D. Pedro (região central) ao Sacomã (zona sudeste de SP). "Vamos começar a obra na segunda-feira e, tranquilamente, sem correria, entregaremos pronto no dia 1º de setembro o trecho entre o metrô D. Pedro e a praça Alberto Lion, no Ipiranga", afirmou Reynaldo de Barros. O presidente da SPTrans (empresa gerenciadora do transporte no município), Francisco Christovam, diz que o funcionamento do fura-fila será possível apenas a partir de 1999. "Não existe a menor possibilidade de iniciarmos a operação comercial do fura-fila neste ano", afirma Christovam. "Em setembro vai ocorrer apenas uma apresentação do novo sistema à população, enquanto iniciamos uma pré-operação controlada, como é feito com qualquer sistema mais sofisticado." A crise financeira enfrentada pela prefeitura provocou atrasos no cronograma de obras da primeira linha do fura-fila. Durante a campanha, foi prometida a inauguração do novo sistema em 97. No ano passado, o prazo foi estendido para setembro de 98. Agora há novo adiamento, para março de 99. O trecho que deverá ser entregue neste ano tem cerca de 4 km de extensão e será construído paralelamente à avenida do Estado, sobre o tampão do rio Tamanduateí. Para os 4,5 km restantes da linha inaugural, haverá mais necessidade de pistas e estações suspensas. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice |
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