São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO
Linha só passa a operar em 99
Pitta entregará 'meio' fura-fila antes da eleição

José Nascimento/Folha Imagem
O prefeito Celso Pitta no autódromo de Interlagos


MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
da Reportagem Local

O fura-fila, ou VLP (veículo leve sobre pneus), promessa de campanha de Celso Pitta quando candidato à Prefeitura de São Paulo em 96, vai ter a sua primeira linha inaugurada pela metade em setembro.
A época marcada para a inauguração coincide com as vésperas da eleição ao governo do Estado. Paulo Maluf, antecessor de Pitta, é candidato e aparece como favorito nas pesquisas de intenção de voto.
O prefeito visitou ontem a pista de testes do fura-fila no autódromo de Interlagos (zona sul de SP) e anunciou para o segundo semestre deste ano o início da operação dos novos veículos.
Porém o secretário de Vias Públicas, Reynaldo de Barros, afirma que neste ano a prefeitura vai construir só metade da pista projetada para a primeira linha do fura-fila, que deve ligar o parque D. Pedro (região central) ao Sacomã (zona sudeste de SP).
"Vamos começar a obra na segunda-feira e, tranquilamente, sem correria, entregaremos pronto no dia 1º de setembro o trecho entre o metrô D. Pedro e a praça Alberto Lion, no Ipiranga", afirmou Reynaldo de Barros.
O presidente da SPTrans (empresa gerenciadora do transporte no município), Francisco Christovam, diz que o funcionamento do fura-fila será possível apenas a partir de 1999.
"Não existe a menor possibilidade de iniciarmos a operação comercial do fura-fila neste ano", afirma Christovam.
"Em setembro vai ocorrer apenas uma apresentação do novo sistema à população, enquanto iniciamos uma pré-operação controlada, como é feito com qualquer sistema mais sofisticado."
A crise financeira enfrentada pela prefeitura provocou atrasos no cronograma de obras da primeira linha do fura-fila. Durante a campanha, foi prometida a inauguração do novo sistema em 97. No ano passado, o prazo foi estendido para setembro de 98. Agora há novo adiamento, para março de 99.
O trecho que deverá ser entregue neste ano tem cerca de 4 km de extensão e será construído paralelamente à avenida do Estado, sobre o tampão do rio Tamanduateí.
Para os 4,5 km restantes da linha inaugural, haverá mais necessidade de pistas e estações suspensas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.