São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARBARA GANCIA

Só falta passageiro levar tapa na cara

A Airbus apressou-se em desmentir a notícia veiculada pelo jornal "The New York Times" da última quarta-feira, de que esteja pensando em transportar passageiros em pé.
A idéia de remover os assentos dos aviões A380 para dar lugar a vagas "verticalizadas" em vôos de curta duração (em algumas rotas do Extremo Oriente), foi negada por uma porta-voz da empresa, que classificou a informação como "crap" (excremento).
Na minha modestíssima opinião, a Airbus só reagiu com essa fúria toda porque foram tamanhos os protestos diante da notícia, que a empresa, no melhor estilo gaulês (a maioria das ações da Airbus ainda é francesa), resolveu recuar vociferando. No texto sobre as chamadas vagas "stand-up", o repórter do NYT diz ter visto com os próprios olhos uma proposta para o modelo sem assentos.
Fala sério: se os franceses inventaram a guilhotina, por que não inventariam o vôo em pé? O leitor mais viajado, do tipo que já sacolejou nos vagões de metrô de Londres, Paris e Nova York por mais de uma hora seguida, dirá que pagaria de bom grado por uma passagem de avião em pé, se o preço compensasse.
Mas, quando se trata de viajar de avião, sensatez é a última coisa que se pode cobrar de gente como eu, que tem pavor de voar. É mais fácil um camelo passar pela turbina de um Tupolev, do que me ver sorrir dentro de um avião. Ao menos, sentada, eu alivio o estresse, a trombose, a desidratação e o ataque iminente do coração.
E, enquanto a possibilidade do vôo em pé ficar restrita ao Japão e à China, tudo bem. Japonês e chinês é disciplinadíssimo, vai ficar todo mundo no seu lugar, de cinto, balançando perninha e bracinho. Mas já imaginou se a TAM ou a Gol importam o modelo? Assim que o comandante autorizar a circulação pela cabine depois da decolagem, o mais "ihspérto" irá a galope para o banheiro com o jornal debaixo do braço e lá passará o vôo inteiro sentadão feito um paxá, de pernas cruzadas. Que se danem todos os que precisam mesmo usar o W.C.
Quer saber? Melhor fechar os olhos debaixo de uma árvore feito Rip van Winkle e acordar só daqui a 20 anos. Em 2026, quem sabe, será possível viajar congelado como Han Solo em "Star Wars". Assim a Airbus poderá nos empilhar, um em cima do outro, à vontade, em aviões de carga similares aos Antonov, Galaxy ou Hercules de hoje, e a gente irá de lá para cá bonito, sem precisar de reza brava.

QUALQUER NOTA

No embrulho
Larry Rohter, do "New York Times", continua indefectível no papel de correspondente do grande matutino na república das bananas. Mesmo estando entre nós há tempo suficiente para saber que nos colocar na mesma seara dos nossos vizinhos é generalizar, nesta semana, em reportagem sobre Bruna Surfistinha, ele mandou brasa no clichê. Afirmou que a influência do pudor é "conceito importante na América Latina, que combina elementos de modéstia, decência, propriedade e vergonha".

Maioral
Roger Penske, patrão do piloto Hélio Castroneves, está sendo cotado para a presidência da GM.

E-mail - barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia/


Texto Anterior: Helicóptero cai, explode e mata 3 na Lapa
Próximo Texto: Qualidade das praias: Santos tem todas as praias consideradas impróprias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.