São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

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Foi o 1º acidente em 30 anos, diz Eletropaulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Eletropaulo informou que não há registro de acidentes com helicópteros nos 30 anos em que a empresa executa inspeção aérea em linhas de transmissão.
Para fazer o trabalho, o helicóptero fica a cerca de 15 metros de distância da linha e a 30 metros do solo. Pelas regras da aviação civil, os helicópteros devem voar a pelo menos 150 metros do chão.
Segundo o presidente da Eletropaulo, Eduardo José Bernini, a concessionária possui autorização especial dos órgãos de aviação civil para realizar o vôo. A Eletropaulo trabalha com a Plana Brasil desde meados do ano passado.
Bernini disse ainda que a empresa inspeciona três vezes por ano os 1.700 km de linha de transmissão que possui em São Paulo e em outros 23 municípios de sua área de concessão. Isso totaliza cerca de 150 horas de vôo anuais. Cada inspeção não passa de duas horas. Vinte funcionários da empresa são treinados para o serviço.
O trabalho de inspeção é feito por dois funcionários. Um fica com um binóculo para ver possíveis problemas, e o outro usa um aparelho de termovisão que permite identificar se há alteração de temperatura, em pontos da linha, que indique um defeito. O profissional anota o trecho do problema, e uma equipe de técnicos conserta a linha por terra.
Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que tanto o helicóptero como o piloto tinham a documentação correta. O piloto era habilitado e estava com os exames de saúde em dia.
O acidente aéreo de ontem é o oitavo registrado no país neste ano. Em 2005, foram 14 acidentes -dois desses em São Paulo. A capital paulista é a segunda cidade do mundo em número de helicópteros, são quase 500.
Para Carlos Artoni, presidente da Associação dos Pilotos de Helicóptero do Estado de São Paulo, os vôos de inspeção da fiação elétrica são críticos e exigem experiência do piloto. "É um vôo tenso", diz ele, que já trabalhou durante três anos fazendo inspeção das linhas da Eletropaulo. (LUÍSA BRITO e CLÁUDIA COLLUCCI)


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