São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto sugere mobilizar sem-teto

DA REPORTAGEM LOCAL

Um e-mail que partiu da Prefeitura de São Paulo e foi enviado por engano às redações de jornais ontem à tarde revela que a assessoria de imprensa sugeriu a integrantes da administração, entre outras ações, a mobilização de movimentos para a realização de eventos em apoio à nova proposta de IPTU progressivo.
A sugestão é feita após menção no documento, intitulado "Destaques do dia", de títulos e conteúdo de textos publicados nos jornais de ontem sobre o novo imposto em 2002.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou ontem à noite que diariamente produz uma análise crítica das principais reportagens publicadas nos meios de comunicação e as distribui, internamente, na prefeitura.
A assessoria informou, no entanto, que não podia garantir que o texto foi produzido por ela ou se teria sido adulterado. Funcionários da assessoria, porém, admitiram à Folha que uma falha causou o envio do documento.
Em relação às reportagens apontando resistência de alguns setores (como indústria e comércio) ao novo IPTU, o documento conclui que elas são em teor "de crítica e mobilização". Além disso, prevê o risco de "de ser desdobrada em uma campanha contra sua aprovação pela Câmara".
Segundo a crítica interna, "o governo municipal deve estabelecer, com brevidade, um plano adequado de defesa e contra-informação". Três frentes são sugeridas: "contatos permanentes com as direções dos meios de comunicação"; "mobilizar articulistas com espaço na grande imprensa para opinar, favoravelmente, às alterações" e "articular com os movimentos sociais, particularmente os de moradia, eventos em apoio à nova lei e matérias de informação sobre o assunto".


Texto Anterior: Administração: Marta admite resistência até de aliados
Próximo Texto: Grupo de apoio já faz ameaças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.