São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INFÂNCIA

OEA processa Brasil por assassinato de 19 meninos
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) está processando o Brasil em razão dos assassinatos de 19 garotos maranhenses, ocorridos entre 91 e 2000. Os meninos também tiveram os órgãos genitais extirpados pelos assassinos.
A comissão vai investigar, como exemplo dos homicídios, o caso da primeira vítima da série, Raniê Silva Cruz, 10. Ele foi assassinado entre os dias 17 e 22 de setembro de 91, no município de Paço do Lumiar, interior do Maranhão. O corpo, com os genitais mutilados, foi encontrado coberto com palha em um sítio.
A polícia indiciou o proprietário desse sítio, Manoel Ovídio Leite Júnior, mas o inquérito acabou sendo arquivado no dia 26 de janeiro passado, sem que ninguém tenha sido responsabilizado pelo crime.
Todos os assassinatos apresentam características semelhantes: as vítimas eram meninos pobres, entre nove e 15 anos, que moravam em áreas de ocupação irregular. Nenhum crime foi elucidado e ninguém foi punido. A OEA só age quando a Justiça local não resolve o problema. (DA REPORTAGEM LOCAL)




Texto Anterior: Morte do prefeito: Polícia identifica três ocupantes de Vectra
Próximo Texto: Campinas: Doze são indiciados por morte de estudante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.