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Modelo é tido como seguro
DA SUCURSAL DO RIO
O C-130 Hércules é um avião de
transporte militar usado em aproximadamente 70 países, segundo
sua fabricante, a companhia Lockheed Martin, que tem base em
Maryland, nos Estados Unidos.
O Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) informou que a Força Aérea
Brasileira tem 11 Hércules, e o Comando da Aeronáutica, mais 10
aviões do mesmo tipo.
O C-130 Hércules, com quatro
motores, é considerado um dos
mais seguros aviões de seu tipo.
Encomendado em 1951 pela Força
Aérea americana, passou a integrar a aviação militar de países como Argentina, Japão, Itália, Arábia Saudita, entre outros.
Foi utilizado no Vietnã, na
Guerra das Malvinas e no conflito
entre Irã e Iraque. Sua mais famosa participação em combate foi
em 1976, em Uganda, quando tropas israelenses o utilizaram para
libertar passageiros de um Airbus
sequestrado por terroristas.
Peter Simmons, porta-voz da
Lockheed Martin, disse que a última compra que o Brasil fez da
empresa foi em 1987, mas que, em
março deste ano, adquiriu dez aeronaves da Itália.
Segundo Simmons, as aeronaves existentes no Brasil são dos
modelos H e E -que a empresa
parou de fabricar em 1995. O modelo mais recente é o C-130J (que
o Brasil não possui).
A Lockheed Martin informou
ainda não dispor de dados sobre
acidentes com os C-130 Hércules.
O Cecomsaer também não disponibilizou estatísticas sobre acidentes com seus aviões.
O C-130 Hércules é chamado
pelos pilotos brasileiros de "O
Gordo". A aeronave é usada em
missões de lançamento de pára-quedistas, de reabastecimento em
vôo, de busca e salvamento, e ainda em viagens especiais à Antártida e em projetos na Amazônia
(como o Sivam), entre outros.
Em 1994, um C-130 Hércules da
FAB que havia saído do Rio de Janeiro caiu na Bahia. Os 21 militares a bordo morreram.
Em fevereiro de 1996, 89 pessoas
morreram na queda de um avião
do mesmo tipo no Sudão.
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