São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Ele queria reclamar de mau atendimento em delegacia

Aposentado invade sede do governo para tentar falar com Garotinho

DANIELA MENDES
DA SUCURSAL DO RIO

O roubo de um ventilador fez com que o aposentado Fidélis Bento Miranda, 61, invadisse o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio, com uma faca. Ele, que ficou no local cerca de duas horas, queria falar com o governador, Anthony Garotinho (PSB), e, com a faca contra o próprio peito, ameaçou se matar se não fosse recebido.
Inconformado com o atendimento que lhe teria sido dado na 17ª Delegacia de Polícia, em São Cristóvão (zona norte), Miranda decidiu denunciar ao governador o suposto descaso com as investigações do furto de seu ventilador e do aparelho de som de um vizinho, no dia 11 de junho.
Miranda chegou ao palácio, por volta das 10h, pedindo para falar com Garotinho. A recepcionista informou que o governador estava em Brasília e seria necessário agendar o encontro. Ele então pediu para ir ao banheiro. Quando voltou, estava com uma meia branca cobrindo o rosto e um punhal nas mãos, e começou a ameaçar se matar se não fosse atendido pelo governador.
O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi acionado, e a área da recepção, isolada. O episódio só teve fim, por volta das 12h, quando o secretário da Segurança, Josias Quintal, conversou por telefone com Miranda e prometeu empenho pessoal para resolver o caso. O aposentado foi medicado com calmantes pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para exames psiquiátricos na Clínica da Gávea (zona sul).
O delegado titular da 17ª DP, José Renato Torres Nascimento, onde Miranda registrou a ocorrência de furto, disse que ele "é uma pessoa nervosa, que fala muito rápido, mas nunca tinha partido para algum tipo de violência". O delegado negou o mau atendimento e afirmou que todos os procedimentos legais foram abertos para investigar o furto. Segundo ele, Miranda teria dito ainda que vinha sofrendo ameaças de supostos ladrões, inquilinos de uma hospedaria que ele administra.



Texto Anterior: Retenção salarial causa protestos
Próximo Texto: Saúde: Hospital "sujo" fez 4 perderem olhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.