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MEC quer disseminar no país modelo adotado por colégio com maior notas
Proposta é enviar pesquisadores às cinco regiões para averiguar projetos
LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Pesquisar projetos e ações
que ajudem a melhorar o
aprendizado de alunos em escolas públicas e que possam
servir de estímulo a boas práticas educacionais no país.
Esse é o objetivo de uma pesquisa que começou a ser feita
pelo governo federal em parceria com o Unicef (Fundo das
Nações Unidas para a Infância)
e o Banco Mundial. Para isso,
serão visitadas 36 escolas públicas de ensino fundamental
(da 1ª à 8ª série) selecionadas
entre as que tiveram melhores
médias na Prova Brasil 2005.
A proposta é enviar pesquisadores a todas essas unidades
-nas cinco regiões brasileiras- para averiguar as ações e
os projetos que estão influindo
no desempenho dos alunos. "A
idéia é fazer estudo de caso de
sistemas municipais e escolas
com bons resultados na avaliação nacional para disseminar
boas práticas", diz o ministro
Fernando Haddad (Educação).
Também serão avaliados sistemas municipais de ensino
-número de cidades visitadas
ainda será definido.
Metodologia
Para chegar às unidades de
destaque avaliadas na pesquisa,
o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
fez uma classificação entre as
quase 41 mil escolas públicas
que tiveram turmas inscritas
na Prova Brasil do
ano passado.
O exame avaliou alunos de 4ª
e 8ª séries nas disciplinas de
língua portuguesa e matemática. Além das notas dos estudantes, foram incluídas outras variáveis na seleção. Entre elas
estão indicadores socioeconômicos dos municípios e o perfil
familiar. Foram selecionadas
200 escolas e, a partir dessas, as
36 que serão visitadas.
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