São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Para particulares, é preciso se adequar a tecnologias
Má formação de professores é uma das explicações para desempenho

DA REPORTAGEM LOCAL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para representantes de escolas particulares, fatores como a dificuldade de adequação às novas leis da educação brasileira, a má formação dos professores e até um nível de exigência maior na prova de 99 podem explicar o desempenho dos alunos dos colégios privados em todo o Brasil.
Para Roberto Dornas, presidente da Confenen (Confederação Nacional de Estabelecimentos de Ensino), há o desinteresse do jovem, tanto da rede pública quanto da paga, pela escola. "A escola tem de mudar. Se ela ainda achar que é apenas fonte de conhecimento, ficará cada vez mais difícil disputar a atenção do aluno com outras fontes de informação, como a TV e o computador."
O presidente da Confenen cita uma falta de preparo do professor para lidar com a tecnologia como uma das explicações para essa falta de interesse. "O professor não está preparado para trabalhar com equipamento tecnológico em sala de aula. Hoje, o computador na escola tem sido utilizado muito mais como marketing do que como objeto de trabalho."
Dornas aponta uma falha na filosofia do Saeb. Segundo ele, o exame deveria avaliar sempre o mesmo grupo de estudantes.
Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações de Pais, João Luiz Faria Neto Júnior, a defasagem tecnológica e educacional do sistema de ensino particular é indiscutível. "Para que as escolas se tornem atrativas para os alunos, é necessário que haja um investimento alto. Os pais não podem pagar por isso, e os donos de escolas não querem cortar sua margem de lucro."


Texto Anterior: Educação: Piora qualidade do ensino nas particulares
Próximo Texto: Defasagem é "indiscutível"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.