São Paulo, sábado, 29 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alagoas e Ceará têm os piores índices entre os 9 Estados do semi-árido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cinco de nove Estados do semi-árido tiveram índices de desnutrição infantil maiores do que a média da região em 2005. O pior é Alagoas, com 9,54%, seguido do Ceará, com 8,64%, segundo dados repassados ontem pelo governo federal.
Na segunda, já tinha sido divulgado o índice médio da região -6,6%- para o mesmo período. Esse levantamento -Chamada Nutricional- foi realizado pela primeira vez em agosto na Campanha Nacional de Vacinação. Foram avaliadas 17.568 crianças numa região onde essa população estimada é de 2,3 milhões de menores de cinco anos de idade.
Ontem, o governo apresentou os dados por Estado. A melhor situação aparece na Paraíba, que registrou índice de 3,71%. O aceitável internacionalmente é 2,3%.
Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes de Sousa, os motivos desse desempenho ainda estão sendo analisados. Para ele, "o resultado geral é animador".
A desnutrição foi medida por meio do déficit da altura da criança em relação à sua idade.


Texto Anterior: Infância: Desnutrição é maior em assentamentos
Próximo Texto: Saúde: Estado admite falha no controle do diabetes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.