São Paulo, sábado, 29 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Firmas vão financiar grupo anti-sequestro

KEILA RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Comerciantes, empresários e o Sindicato dos Bancários de São José dos Campos (97 km de SP) vão financiar a criação de um grupo anti-sequestro na cidade para deter a ação das quadrilhas.
O objetivo é formar um corpo de policiais semelhante ao GAS (Grupo Anti-Sequestros) da Polícia Civil, de São Paulo, que desloca pessoal para o interior do Estado quando há casos.
A ACI (Associação Comercial e Industrial), por meio do Conseg (Conselho de Segurança Comunitária), e outras empresas vão custear o treinamento e os equipamentos utilizados pela equipe.
A Polícia Civil vai ficar responsável pelo efetivo da operação e pelos cursos e palestras de prevenção para os empresários.
A equipe anti-sequestro deve começar a atuar em agosto. Na próxima semana, a polícia vai finalizar um esboço de como vai funcionar a operação, incluindo os valores envolvidos.
Segundo o presidente da ACI, Paulo Saes, os comerciantes estão ""apavorados". ""Há uma busca intensa por carros blindados e segurança pessoal", disse.
O delegado-seccional de São José, Roberto Monteiro de Andrade Júnior, considera que os sequestros são um dos principais problemas da polícia na região. "Todas as comunidades devem se mobilizar para combater seus problemas. O nosso é o sequestro."
No Vale do Paraíba e no litoral norte, ocorreram 13 sequestros a familiares de funcionários de banco neste ano. Em 99, foram apenas dois. Anteontem, foram libertados os donos de supermercados em São José, após seis dias de cativeiro. Hoje, segundo a ACI, há pelo menos 50 carros blindados e 200 seguranças na cidade.



Texto Anterior: Assaltantes já desprezaram real
Próximo Texto: Letras jurídicas - Walter Ceneviva: Violação da privacidade inviolável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.