São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radares serão modernizados

DA AGÊNCIA FOLHA

A Aeronáutica pretende investir cerca de US$ 145 milhões na renovação e na atualização dos equipamentos de controle de vôo. Isso deve durar até 2004.
De acordo com a empresa responsável por fazer a modernização dos equipamentos, a multinacional Thales (a mesma que perdeu a concorrência para a norte-americana Raytheon no projeto Sivam), após o trabalho, os radares ganharão mais dez anos de vida útil, aproximadamente.
Os equipamentos que monitoram o espaço aéreo brasileiro, que é dividido em quatro grandes regiões, são datados dos anos 80 e 90, em sua maioria. Os mais modernos estão sendo instalados na Amazônia, no projeto Sivam.
Segundo a Aeronáutica, a manutenção dos radares segue orientações internacionais e, quando o sistema precisa de reparos, existem equipamentos reservas para substituí-los.
A Aeronáutica afirmou ainda que, nos casos de falhas de equipamento, os controladores de vôo são instruídos a usar técnicas de controle convencional, sem o emprego de radar.


Texto Anterior: Sistema de controle de vôos apresenta falhas
Próximo Texto: Moacyr Scliar: A mais antiga das profissões, o mais novo dos negócios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.