São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

YouTube recebe vídeos em solidariedade a vítimas postados por amigos e parentes

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

Famoso por veicular vídeos engraçados e polêmicos, o YouTube tornou-se uma ferramenta para familiares e amigos das vítimas do acidente da TAM manifestarem a sua dor.
O site ganhou em pouco mais de uma semana centenas de homenagens às vítimas, reproduções das televisão nacionais e internacionais e imagens de momentos anteriores à colisão.
Pessoas sem vínculos com as vítimas editaram vídeos que misturam imagens do incêndio no prédio da TAM Express, com nomes e fotos das vítimas.
A reportagem achou cerca de 550 vídeos ao buscar juntas as palavras "acidente" e "TAM" no site. O vídeo mais visto sobre o desastre é o da pregação do pastor da Assembléia de Deus Luiz Antonio da Luz, 43, uma das vítimas. Já foi acessado mais de 200 mil vezes.
Luz aparece no Congresso do Gideões Missionários da Última Hora, em abril, em Santa Catarina, dizendo que teve a visão de uma tragédia. "Eu vi dezenas de centenas de pessoas mortas, enroladas em alguma coisa que não consegui discernir, que eram levadas para algum lugar escuro e estranho."
Parentes dos passageiros também postam vídeos na rede. É o caso de Paulo Henrique Veloso, 26, da Paraíba, sobrinho e primo de quatro pessoas que morreram no acidente.
"É para fazer com que as pessoas sintam um pouquinho da dor que a família sente," diz.
Ao som de "Vento no Litoral", da banda Legião Urbana, o vídeo mistura fotografias da família Almeida Ferraz (Bruno, 3, Larissa, 13, Elenilze, 42, e Ricardo, 38) com imagens do acidente e cenas poéticas. Até sexta, já havia 16 mil acessos.
Em Natal (RN), Raíza França, 13, que estudava na mesma classe de Caio Santos da Cunha, 13, editou um vídeo em homenagem ao amigo, dois dias depois do acidente em que o matou. "Quando recebi a notícia de que Caio estava no avião, resolvi fazer um vídeo só para ficar de lembrança. Assim, várias pessoas vão poder ver como o Caio era querido."


Texto Anterior: Para psicóloga, luto deve ser vivido, mas é importante que a dor seja transitória
Próximo Texto: Mais 2 mortos no acidente da TAM são identificados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.