São Paulo, quinta-feira, 29 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pernambuco faz programas para reduzir mortes

DO ENVIADO ESPECIAL

Por conta dos índices históricos de mortes no trânsito relacionadas ao álcool -uma estimativa de 75% do total das vítimas fatais-, Pernambuco é hoje um dos Estados com maior número de iniciativas de prevenção e redução de danos.
Uma delas ficou conhecida como "Amigo da Vez". Atores entram em um bar ou restaurante e simulam cena na qual a mulher discute com o marido alcoolizado que não quer lhe passar a chave do carro.
Terminado o susto da discussão, os presentes são convidados a elegerem alguém do grupo que não está bebendo para dirigir o carro na volta e ganham kit com boné e camiseta. O programa já teria atingido cerca de 16 mil pessoas.
Outra iniciativa são os "artistas educadores", 58 "atores-palhaços" que estão nas principais esquinas do Recife. Outro projeto já treinou 270 meninos em situação de rua para trabalharem como agentes de trânsito, chamando a atenção de motoristas que estão usando celulares, andando sem cinto de segurança ou parando sobre a faixa de pedestres.
"Em três anos, com todos os programas, reduzimos em 30% o número de mortes no trânsito", afirma o diretor do Detran, Laedson Bezerra.


Texto Anterior: Especialistas debatem relação entre acidentes e álcool
Próximo Texto: Estradas: Promotoria contesta concessão de rodovias em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.