São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Droga contra a obesidade tem uso proibido

DA REPORTAGEM LOCAL

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) proibiu a manipulação da substância rimonabant, usada contra a obesidade, alegando "suspeita de ter efeitos nocivos à saúde".
A agência federal recebeu a denúncia de que farmácias em São Paulo estavam manipulando a droga. A suspeita é que ela esteja sendo usada sem autorização e de forma indevida. O produto é indicado para casos mais graves de obesidade, e não para pessoas com leve excesso de peso.
A rimonabant, do laboratório Sanofi-Aventis, tem registro em países da Europa, mas não no Brasil, onde a Anvisa ainda a testa. A medicação é indicada para obesidade abdominal, diabetes e alterações na dosagem do colesterol.
Segundo Antonio Roberto Chacra, chefe do departamento de endocrinologia da Unifesp, a droga não é indicada para emagrecimento estético. "Não se pode manipular medicamento que não foi aprovado pela Anvisa. Essa droga não é para ser manipulada assim. É mais séria e tem indicações precisas, prescritas pelo médico."


Texto Anterior: Kassab envia à Câmara projeto que institui as PPPs no município
Próximo Texto: Administração: Prefeitura amplia recuo para construções na Santo Amaro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.