São Paulo, terça, 29 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército vai ajudar a combater incêndio

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

Uma equipe com cem homens do 38º Batalhão de Infantaria do Exército do Espírito Santo deve chegar hoje pela manhã à reserva biológica de Sooretama para auxiliar no combate ao incêndio florestal que já dura 21 dias.
O incêndio consumiu até agora cerca de 500 hectares de mata atlântica, além de ter matado muitos pequenos animais -ainda não há dados oficiais sobre o número. A área total da reserva é de 25 mil hectares.
A equipe do Exército vai se juntar aos 200 homens do Corpo de Bombeiros de Vitória e das brigadas cedidas pelas empresas Aracruz Celulose, Bahia Sul e Companhia Vale do Rio Doce.
Carlindo Tristão Charpinel, coronel dos bombeiros em Vitória, disse que "não adianta mandar mais 100 ou 200 homens para o local". "O que precisamos lá é de equipamentos de combate ao fogo."
O coronel chefe da Casa Militar, Elvio Rebouças, informou que já enviou ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) uma relação de materiais indispensáveis para a ação em Sooretama.
Bombas costais e flutuantes, rádios de comunicação, lanternas e enxadas são exemplos do material que falta em Sooretama.
"O Ibama de Vitória nos garantiu que teremos todos os recursos necessários o mais rápido possível", disse Rebouças.
Dois helicópteros da Marinha devem se juntar a outros dois da Polícia Militar que atuam desde o início do incêndio carregando as tropas.
Os bombeiros acreditam que, com o reforço, o fogo deve ser debelado nos próximos dias.

Goiabeiras
Um princípio de incêndio dentro da reserva ambiental do aeroporto de Goiabeiras, em Vitória (ES), foi debelado ontem à tarde por cerca de 25 homens da Brigada Contra Incêndio e dos bombeiros de Vitória.
O incidente não chegou a prejudicar os vôos e o aeroporto operou normalmente durante todo o dia.
O Corpo de Bombeiros suspeita que o fogo tenha começado com a queima de lixo colocado dentro da reserva por moradores da região.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.