UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Marcus Antonius/Folha Imagem
Técnico inicia exame de ultra-sonografia em árvore no parque Solon de Lucena, em João Pessoa

AMBIENTE

Árvores de João Pessoa terão saúde verificada em exame de ultra-sonografia
Responsáveis pelo título para João Pessoa (PB) de capital mais verde do Brasil, 2.000 árvores passarão por exames de ultra-sonografia nos próximos três meses.
O objetivo do programa, conduzido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é identificar árvores que eventualmente estejam doentes ou sejam vítimas de cupins, para saber se precisam passar por tratamento, poda ou ser retiradas.
O secretário do Meio Ambiente, Josimar Viana, afirma que o diagnóstico permite identificar perfeitamente o estado de saúde da árvore. "Antes, uma árvore que aparentava estar bem de repente caía. Com o ultra-som é possível saber se, mesmo com boa aparência, a árvore sofre com alguma doença."
Para o exame, são feitas pequenas fendas na árvore, normalmente na sua base, onde o aparelho é conectado. A partir disso é produzida uma imagem do interior da árvore por meio da emissão de sons.
Cada exame custará à secretaria R$ 4,20. A tecnologia é de uma empresa de Belém.
"Cidade Verde", como é conhecida, João Pessoa possui a maior reserva nativa de mata atlântica em área urbana do país. Apenas o parque Mata do Buraquinho possui 578 hectares -o equivalente a 809 campos de futebol.
"Além disso, temos as árvores que são plantadas nas ruas e nas casas pela população. Faz parte da nossa cultura plantar árvores", declarou o secretário.
A secretaria prevê ainda o transplante de cem coqueiros ao longo da orla marítima em maio. Exemplares muito velhos ou doentes serão substituídos, a exemplo do que ocorreu com três coqueiros na praia de Cabo Branco.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Estradas: Promotor quer mudar cobrança de pedágio
Próximo Texto: Rio: Órgão aprovou projeto para despoluir solo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.