UOL


São Paulo, domingo, 30 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fronteiras com Venezuela e Peru terão ação

DA SUCURSAL DO RIO

No ano em que a Operação Cobra completa três anos no combate ao narcotráfico na fronteira entre Brasil e Colômbia (países cujas iniciais batizam a iniciativa), o governo brasileiro lançará duas ações semelhantes: as Operações Pebra (Peru-Brasil) e Vebra (Venezuela-Brasil).
À altura do Peru, a vigilância se concentrará no rio Javari, ainda no Amazonas, onde já opera a Cobra. A Vebra será responsável pelas ações a partir de São Gabriel da Cachoeira (AM), na direção de Roraima.
Os efetivos não estão definidos. Serão menores que os cerca de cem delegados e agentes da Polícia Federal que oscilam na Cobra, de acordo com o chefe da Divisão de Prevenção e Repressão a Entorpecentes da PF, Getúlio Bezerra.
A Cobra foi criada em setembro de 2000 com o objetivo de revigorar a fiscalização e o controle brasileiros na fronteira. Além do combate ao tráfico de cocaína, entre seus objetivos está barrar a entrada de guerrilheiros colombianos.
O governo dos Estados Unidos, que mantém diversos convênios com a PF, relatou convites para que agentes da DEA (Drug Enforcement Administration), a agência antidrogas norte-americana, acompanhassem atividades da Cobra.
(MM)

Texto Anterior: Crime organizado: Brasil bate recorde de apreensão de drogas
Próximo Texto: Facção criminosa age como cooperativa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.