São Paulo, segunda-feira, 30 de abril de 2001

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Problemas podem ser evitados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não dá para prever problemas como os enfrentados pelos consumidores que reclamam da Axor e da Uax. Mas alguns cuidados podem ser tomados.
A primeira coisa a fazer é informar-se com amigos sobre os organizadores do curso. Depois, verificar se o local em que o evento será realizado está confirmado para as datas previstas.
"O consumidor deve evitar o pagamento via depósito bancário com ficha de inscrição pela internet, pois há empresas que entram no mercado só para lesar o consumidor e depois desaparecem", afirma Sonia Cristina Amaro, assistente de direção do Procon/SP.
Para os que foram lesados, ela recomenda guardar todo o material publicitário, os recibos de pagamento, a nota fiscal, registrar reclamação no Procon e fazer boletim de ocorrência na delegacia.
Se os valores envolvidos não ultrapassarem 40 salários mínimos (R$ 7.200), pode-se recorrer aos Juizados Especiais Cíveis.
O Procon, além de tentar resolver o problema de cada consumidor, também pode iniciar uma fiscalização na empresa reclamada e impor multa caso sejam constatadas irregularidades.



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