São Paulo, Domingo, 30 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em NY, fiscais da prefeitura checam qualidade da varrição

de Nova York

O serviço de varrição de ruas da cidade de Nova York tem sua eficiência auditada por fiscais da própria prefeitura, do Escritório de Operações do Prefeito.
Esse escritório é responsável por verificar a qualidade de todos os serviços prestados pelo município. Por lei, o escritório tem de preparar duas vezes por ano relatórios de produtividade de cada órgão municipal e submetê-los à análise dos vereadores. No caso da varrição, o critério de produtividade estabelecido verifica a porcentagem de ruas limpas na cidade.
Desde 74, o escritório divide a cidade em 227 seções. Se a seção tem até 50% de ruas consideradas limpas, é avaliada como "suja"; de 50% a 66% de ruas limpas, é tida como "marginal"; acima, é "aceitável". No último semestre de 98, todas as seções foram avaliadas como "aceitáveis" -85,9% das ruas foram classificadas como limpas.
Como comparação, no último semestre de 91, 61 áreas foram consideradas "sujas" e 70% das ruas foram tidas como "limpas". Apesar dos altos índices, quando chove é comum ver um grande número de bueiros entupidos.
A varrição é feita por outro órgão da prefeitura, o Departamento de Saneamento (DOS)-que também é encarregado pela coleta e depósito do lixo residencial da cidade e pela remoção de neve das ruas.
O DOS usa apenas funcionários públicos ou temporários para a varrição, dispensando a contratação de empresas privadas.
O departamento diz cuidar da limpeza de cerca de 9.650 km de ruas. No ano fiscal de 97 (julho de 96 a junho de 97), o DOS diz ter limpado 1.074 ruas por semana.
No total do lixo recolhido (de varrição e doméstico), o DOS diz que coleta cerca de 13 mil toneladas de lixo por dia. A coleta do lixo das empresas privadas -também 13 mil toneladas por dia- não é responsabilidade da prefeitura.


Texto Anterior: Para empresas, amostra é pequena
Próximo Texto: Contratadas negam indícios de fraude no caminho do lixo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.