São Paulo, Domingo, 30 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIMENTAÇÃO
Diversidade natural faz do Brasil produtor de grande variedade de alimentos capazes de prevenir doenças
Encontros discutem comida "preventiva"

da Reportagem Local

O Brasil pode sediar no próximo ano um encontro internacional sobre o uso dos alimentos na prevenção de doenças. A afirmação foi feita na sexta-feira por Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz, a USP de Piracicaba.
Jocelem, que se dedica ao estudo dos "alimentos funcionais", é a única pesquisadora da América Latina na Conferência Internacional sobre Dieta e Prevenção do Câncer, que acontece na Finlândia.
Por telefone, Jocelem disse que o Brasil vem liderando as pesquisas nessa área entre os países em desenvolvimento. Afirmou também que a diversidade de solos e de climas permite ao país a produção e o estudo de uma grande variedade de alimentos que podem agir na prevenção de doenças. "O Brasil tem tudo para sediar um encontro sobre o tema", disse.
A conferência da Finlândia, que reúne pesquisadores de 36 países, é uma das primeiras a dedicar-se exclusivamente à prevenção do câncer. "As pesquisas confirmam a importância de alimentos como a soja e o tomate na prevenção de doenças", diz Jocelem.
A proposta de substituir o remédio das farmácias pelas frutas e legumes das feiras livres vem sendo cada vez mais defendida por especialistas. Os termos "nutracêuticos" e "funcionais", que indicam os alimentos com propriedade de agir sobre a saúde, começam a ser adotados no mundo todo.
Na última semana, a Faculdade de Saúde Pública da USP, com o apoio da Fundação Fulbrigth, realizou um encontro sobre "Alimentos Funcionais e Saúde". "Esperávamos 60 pessoas e recebemos 130", afirmou Elizabeth Torres, que coordenou o encontro.
Segundo ela, a intenção é formar um grupo de estudo com pesquisadores de centros universitários.
O tema interessa muito às indústrias de alimentos. A Sanavita, uma indústria de Piracicaba que afirma ser a pioneira em alimentos funcionais, mandou seu diretor para o encontro da Finlândia. (AB)

Texto Anterior: Efeitos tóxicos ainda são investigados
Próximo Texto: Soja pode fazer bem ao coração e artérias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.