São Paulo, Domingo, 30 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soja pode fazer bem ao coração e artérias

do enviado especial a Londrina (PR)

Um dos primeiros efeitos benéficos dos fitoestrógenos presentes na soja (isoflavonas) a serem investigados foi a prevenção de doenças cardíacas. Os estudos pioneiros sobre sua capacidade de reduzir colesterol no sangue foram publicados na década de 70.
Houve muita controvérsia, relata Stephen Barnes, da Universidade do Alabama em Birmingham.
O desacordo só diminuiu em 1995. Nesse ano James Anderson, da Universidade de Kentucky (também dos EUA), publicou na revista "New England Journal of Medicine" uma revisão de 35 estudos clínicos sobre o tema.
A conclusão não poderia ser mais favorável à soja. Segundo Anderson, o alimento não só reduz o teor médio de colesterol no sangue como ainda altera seu perfil, diminuindo o "mau" colesterol (LDL) e aumentando o "bom" (HDL).
Outra pesquisa, realizada com macacos por Thomas Clarkson, da Universidade de Wake Forest (Carolina do Norte, EUA), revelou que a isoflavona genesteína atua também nas artérias, tornando-as mais flexíveis. Boa notícia para quem sofre de aterosclerose.
O efeito foi observado em machos e fêmeas. No caso destas, Clarkson verificou que uma dieta à base de soja era pelo menos tão eficaz para reduzir o colesterol quanto Premarin, droga usada na terapia de reposição hormonal.
Segundo Barnes, a agência norte-americana que controla medicamentos e alimentos (FDA) analisa a possibilidade de permitir que produtos de soja sejam anunciados como redutores de colesterol.
O pesquisador alerta, porém, que algumas formas de processamento da soja podem destruir as isoflavonas. É o caso de um método que emprega álcool, testado por uma rede de fast food dos EUA. Além de retirar cor e sabor característicos da soja, elimina também seus fitoestrógenos. (MARCELO LEITE)



Texto Anterior: Encontros discutem comida "preventiva"
Próximo Texto: Benefício de cirurgia divide cardiologistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.