UOL


São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nobel de Economia visita CEU e afirma ter ficado impressionado

DA REPORTAGEM LOCAL

O economista norte-americano Joseph Stiglitz, Nobel de Economia em 2001, se disse ""impressionado" depois de visitar o CEU Perus (zona norte), em companhia da prefeita Marta Suplicy.
""É importante implantar estruturas como essas em regiões pobres", comentou o economista. Mencionou que um dos aspectos positivos do projeto era a existência de computadores com acesso à internet e de instrutores para orientar os usuários. ""Um dos grandes dilemas dos países emergentes é o contingente de excluídos digitais", disse Stiglitz.
Ao final da visita, de cerca de 40 minutos, chegou a afirmar que era a ""escola mais linda" que visitou em países emergentes.
O Nobel esteve no centro educacional a convite da prefeitura. Além de Stiglitz e de Marta, estavam no grupo os também economistas Albert Fishlow, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e o italiano Giovanni Dosi, professor da Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Durante a visita, Stiglitz indagou ao secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Kjeld Jakobsen, se as pessoas que viviam ao redor do ""escolão" detinham títulos de propriedade das casas, a maioria de alvenaria. Nos quatro dias que permaneceu no país, a convite da PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), uma das pregações do Nobel era de que o governo deveria ter como prioridade programas de microcrédito (para população de baixa renda e empreendedores) e fazer a reforma agrária.

Alento
Exagerados ou não, os elogios de Stiglitz ao ""escolão" servem de alento para a prefeita. No começo da semana, ela se envolveu em uma polêmica com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em artigo na Folha, Alckmin afirmou que não se estabelecia boa educação com ""cimento, tijolo e prédios faraônicos". Marta rebateu e afirmou que os escolões são uma ""nova proposta de educação".
Hoje, será inaugurado o CEU Cidade Dutra, o quarto na cidade. A estrutura vai oferecer 2.400 vagas para creche, ensino infantil e fundamental.
(JOSÉ ALAN DIAS)


Texto Anterior: Outro lado: "Entidade é uma das mais capacitadas"
Próximo Texto: Jogo: Promotoria não consegue fechar bingos em SP por causa de liminares
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.