São Paulo, domingo, 30 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fama de leite "forte' atrai em Minas Gerais

RANIER BRAGON
em São José da Lapa (MG)

"O leite é mais gordo" ou "ele tem sabor e cheiro diferentes do industrializado, que é um leite fraco" ou ainda "é muito mais gostoso".
Essas são algumas das justificativas dadas por consumidores do "leite de curral", o leite produzido informalmente, na cidade de São José da Lapa (30 km de Belo Horizonte).
Maria de Almeida Souza, 69, insiste no consumo de leite in natura. Ela diz que ferve o leite cru que consome, principalmente depois que um sobrinho seu morreu de febre aftosa, causada por ingestão de leite contaminado: "Fervo até os de caixinha".
O maior produtor de leite informal de São José da Lapa entrega o leite de porta em porta, todas as manhãs.
Marcos Antônio Costa, 33, herdou a fazenda do pai e diz vender até 120 litros de leite por dia nos períodos de mais movimento. Sua propriedade nunca recebeu a visita de um fiscal.
Dos 6 bilhões de litros de leite produzidos anualmente no Estado de Minas Gerais, estima-se que cerca de 2,4 bilhões são vendidos sem fiscalização.
O Estado possui 137 cooperativas que industrializam o leite e é o maior produtor do país, respondendo por 30% da produção.
O presidente da Itambé -maior central de cooperativas do Estado, com produção anual de 800 milhões de litros de leite-, José Pereira Campos Filho, diz que a fiscalização praticamente não existe.
Ele afirma que sua empresa sai prejudicada, pois tem que pagar cerca de 30% de impostos sobre a produção, enquanto o produtor "informal" não paga nenhum imposto pela produção e comercialização de seu produto.
O superintendente de Produção Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária, órgão subordinado à Secretaria da Agricultura, Altino Rodrigues Neto, diz que não tem autonomia para fiscalizar o pequeno produtor do interior que vende sua produção exclusivamente no município.
As prefeituras seriam responsáveis pela fiscalização.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.