São Paulo, domingo, 30 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeituras fazem fiscalização no Pará

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Redenção (PA)

Mais de dois terços do leite produzido no Pará chegam ao consumidor sem passar por nenhum tipo de fiscalização.
O Estado produz em média 300 milhões de litros por ano.
A Secretaria Estadual da Agricultura tem apenas sete laticínios sob sua fiscalização, enquanto outros sete são fiscalizados pelo governo federal.
Em 1997, por exemplo, o governo federal fiscalizou 26 milhões de litros.

Sem números exatos
Não existem números exatos sobre o total de leite fiscalizado no Pará. "A grosso modo, o total de leite não fiscalizado pode chegar a mais de 200 milhões de litros", afirmou a chefe da divisão de produção animal da Secretaria da Agricultura.
A fiscalização do leite produzido nos municípios para consumo interno é feita pelas próprias prefeituras, mas nenhum órgão tem controle sobre a quantidade exata.
"Temos apenas dados dispersos e informações de áreas como a ilha de Marajó, onde boa parte dos proprietários não sabe se prevenir de doenças como a febre aftosa", disse Murilo Tocantins, assessor técnico da Faepa (Federação da Agricultura do Pará).

Concorrência desleal
Os laticínios acabam tendo gastos maiores com a industrialização e não podem pagar mais aos produtores do que os distribuidores informais.
"A concorrência chega a ser um pouco desleal", afirmou Tocantins.
O produtor rural Ernesto Pereira, 61, vende leite há três anos para o motoqueiro Antônio Luís de Oliveira, 31. "Prefiro vender para ele, que paga mais."
Proprietário de uma pequena fazenda de 84 hectares em Redenção (sul do Pará), Pereira utiliza o dinheiro que arrecada com a venda para manter sua propriedade.
Segundo o produtor, os motoqueiros e outros vendedores autônomos compram o leite por até R$ 0,35 o litro, enquanto os laticínios oferecem menos da metade do preço.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.