São Paulo, Terça-feira, 30 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame investiga passado do paciente

da Reportagem Local

O exame de sanidade mental a que o estudante Mateus da Costa Meira vai ser submetido envolve passos que vão do levantamento de dados sobre sua vida a exames clínicos e testes psicológicos.
"O objetivo é descobrir se o examinando tem alguma doença e como ele é do ponto de vista biológico, psicológico, social e cultural", disse o psiquiatra forense Guido Palomba.
Dois dos cinco passos previstos no exame são fundamentais para os peritos nomeados avaliarem Meira, segundo o psiquiatra (veja quadro acima).
"O mais importante é o passado do paciente e os resultados dos exames clínicos. Há um ditado que diz que a clínica é soberana", afirmou Palomba.
Segundo o psiquiatra, os resultados dos exames de sanidade mental levam a uma conclusão "objetiva e mensurável" sobre a situação psíquica de um paciente. "Não tem subjetividade."
Palomba diz, no entanto, que um parecer pode conter um resultado diferente da realidade em caso de erro, por exemplo, durante a pesquisa sobre o histórico do paciente. "No exame, uma determinada informação só pode ser interpretada de uma maneira."


Texto Anterior: Tiros no cinema: Juiz manda Meira fazer exame de sanidade
Próximo Texto: Promotor suspeita que atirador seja portador do vírus HIV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.