São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos dizem ser forçados a tirar as roupas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga denúncia feita por 13 alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Cabo de Santo Agostinho (região metropolitana de Recife), de que teriam sido obrigados a tirar a roupa em sala de aula devido ao desaparecimento de R$ 70 da bolsa de um dos estudantes.
O caso teria ocorrido em novembro, mas a queixa foi registrada anteontem, após o fim do ano letivo, na DPCA (Diretoria de Polícia da Criança e do Adolescente). Os alunos temiam represálias caso fosse formalizada antes.
As supostas vítimas -entre elas duas garotas- têm entre 15 e 17 anos e estudam mecânica industrial. As meninas foram obrigadas a tirar a roupa em sala separada.
Três funcionários do Senai da cidade -um coordenador e dois professores- foram acusados. Um professor teria sido alertado do sumiço do dinheiro e comunicado o caso ao coordenador e ao outro professor. Os três teriam revistado as bolsas dos alunos, antes de ordenarem que eles se despissem. O dinheiro não foi achado.
Acusados do crime de constrangimento ilegal, os três funcionários serão chamados a depor. Os alunos passarão por análise psicológica para avaliação de traumas.
Em nota oficial, o Senai informou que vai adotar "providências administrativas e judiciais".
Procurados ontem pela Folha, os três acusados não foram encontrados. O Senai informou que os funcionários retornarão de férias em janeiro.


Texto Anterior: Ensino superior: MEC decide reabrir autorização para novas faculdades
Próximo Texto: Retrato do Brasil: Uma a cada cinco famílias corre risco social, afirma IBGE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.