UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Sebastião e Recife têm áreas invadidas

DA AGÊNCIA FOLHA
DAS REGIONAIS

Cerca de 500 pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram ontem um terreno de 8 hectares ao lado da Prefeitura de Recife, próximo ao centro.
Foi a terceira invasão promovida pelo movimento desde terça-feira, quando iniciou uma "jornada de ocupações e reivindicações" no Estado, com duração de um mês.
Segundo o líder estadual do MTST e reverendo da Igreja Anglicana Marcos Cosmo, 38, o movimento reivindica a desapropriação da área, que já utilizada como depósito pela Petrobras, e a construção de um conjunto residencial. Filiado ao PT, ele nega motivação política nas ações.

São Sebastião
Um grupo de 45 famílias invadiu na segunda-feira um terreno de 1.200 m2 entre as praias da Barra do Una e de Boracéia, na costa sul de São Sebastião, área mais valorizada do litoral norte de São Paulo. Ontem, já havia cerca de 250 pessoas de 53 famílias na área, segundo a prefeitura. O terreno já começou a ser dividido em lotes.
As famílias moravam em bairros da costa sul de São Sebastião e, segundo seu líder, Evandro Souza Dias, 31, não são vinculadas a nenhum movimento organizado. "São pessoas desempregadas, que não têm condições de pagar aluguel", afirmou Dias, que diz ser faxineiro, ter dois filhos e receber R$ 300 por mês.
Os sem-teto receberam notificação para deixar a área, mas se recusaram. A maioria diz ter vindo do Nordeste para trabalhar na construção civil.


Texto Anterior: Habitação: Em dia de protestos, sem-teto deixam CDHU
Próximo Texto: Volks reafirma posse de terreno
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.