São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piauí tem "boom" no ensino médio

DA AGÊNCIA FOLHA

O secretário de Educação do Piauí, Luiz Ubiraci de Carvalho, acha que o Fundef (Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério) provocou um "boom no ensino médio" no Estado. De acordo com o Censo Escolar, o Piauí registrou um aumento de 27,9% nas matrículas no ensino médio.
"O ensino fundamental melhorou com o Fundef e aumentou o fluxo de alunos para o ensino médio. As matrículas aumentaram porque nós não reprimimos essa demanda", afirmou Carvalho.
O Fundef foi criado pelo governo federal para aumentar as verbas destinadas ao ensino fundamental.
O secretário disse que a ampliação do número de salas de aula permitiu que o ensino médio recebesse maior número de alunos. "Construímos 77 novas escolas de ensino médio nos últimos dois anos."
Em Tocantins, onde as matrículas no ensino fundamental diminuíram 5,4%, a secretária de Educação, Maria Rezende, disse que a redução já era esperada.
"Os números dos censos anteriores estavam inflacionados, por causa da falta de orientação no preenchimento dos formulários."
Segundo a secretária, no último censo houve uma campanha para fiscalizar e orientar a coleta e o processamento dos dados. Ela afirmou que, em alguns casos, o mesmo aluno era registrado em até três diferentes escolas. "A redução ocorreu também nas redes municipal e particular, com índices muito parecidos."
De acordo com dados da secretaria, a taxa de atendimento do ensino fundamental cresceu de 97,1% para 98%. "Se nossas matrículas tivessem realmente diminuído, haveria uma incoerência", disse Maria Rezende.

Rio
Os dados relativos às escolas do Rio de Janeiro não integram o Censo Escolar porque só chegaram ao MEC na segunda-feira.
Com exceção desses dados e dos números relativos a creches, existem, no país, 48,9 milhões de alunos matriculados. Em 99, eram aproximadamente 44 milhões.
Os números são preliminares. O resultado definitivo será divulgado dia 30 de novembro.


Texto Anterior: Educação: Crescem matriculados no ensino médio
Próximo Texto: Escola de Bauru instala câmeras em banheiro para vigiar alunos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.