São Paulo, Terça-feira, 31 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Angiologia feita em Uberlândia é vista por médicos em Ribeirão
País faz cirurgia via Internet

Valter de Paula /"Estado de Minas"
Enquanto médicos do Instituto do Coração de Uberlândia faziam operação para desobstruir uma artéria do paciente, com a presença de Adib Jatene...


Lúcio Piton/Folha Imagem
... médicos do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto assistiam a cirurgia via Internet 2


ALESSANDRO BRAGHETO
da Folha Ribeirão

Equipes do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, de Uberlândia (MG), e do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto realizaram conjuntamente ontem de manhã a primeira cirurgia à distância, via Internet 2, na América Latina.
O sistema, que vem sendo desenvolvido no Brasil por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, é baseado na chamada faixa larga, que permite uma transmissão de informação cem vezes mais rápida do que a Internet comum, incluindo imagens digitalizadas de altíssima definição.
Para a transmissão das imagens do projeto "Telemedicina" no sistema de Internet 2, foram utilizados cabos de fibra óptica.
A angioplastia (desobstrução de uma coronária por meio da colocação de um pequeno tubo) demorou cerca de 45 minutos e ocorreu no Instituto do Coração de Uberlândia, tendo o acompanhamento do ex-ministro da Saúde e médico Adib Jatene.
Enquanto ocorria a operação, médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (319 km de SP) acompanhavam todo o procedimento por meio de dois telões, que mostravam imagens feitas por uma câmera colocada dentro do corpo do paciente e da sala de cirurgia.
Após a cirurgia, o paciente Riad Hanna Moussa, 51, de Araguari (MG), falou que estava bem e com saudades de sua mulher.


Texto Anterior: Leishmaniose cresce 143% em SP
Próximo Texto: Polícia: Maioria dos PMs morre fora de serviço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.