São Paulo, quinta, 31 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

14 novas medidas entram em vigor em 99

da Reportagem Local

Os órgãos de trânsito deixaram para 99 a implantação de 14 itens considerados fundamentais para o funcionamento e sobrevivência do Código de Trânsito Brasileiro.
Junto com o kit de primeiros socorros, começam a vigorar a partir de amanhã outras quatro exigências. Os veículos produzidos no país devem sair de fábrica com encosto de cabeça.
A obrigatoriedade é válida para os bancos dianteiros próximos das portas e para os próximos das laterais no caso dos bancos traseiros.
O cinto de segurança de três pontas e o espelho retrovisor do lado direito também serão exigidos apenas para os carros produzidos a partir de amanhã.
Apesar de não mexer no bolso, os outros itens que ficaram para 99 vão interferir diretamente na vida do brasileiro.
Pelos menos 51 mil pessoas deverão ter a carteira suspensa durante no próximo ano porque cometeram infrações de trânsito e atingiram os 20 pontos previstos no novo código.
A próxima etapa importante está prevista para março, com a reformulação completa do processo de formação dos novos motoristas. Tirar uma carteira de motorista deverá ficar mais difícil, caro e demorado.
O aluno terá de frequentar 30 horas/aula de curso teórico, incluindo primeiros socorros e direção defensiva. Antes de fazer pelo menos 15 horas/aula de direção na rua, o candidato terá de passar por um simulador de direção.
A nova avaliação deve começar a ser aplicada a partir de março, quando os Centros de Formação de Condutores vão substituir as auto-escolas.
As Controladorias Regionais de Trânsito ficarão responsáveis pelo credenciamento e auditoria dos centros de formação, pelos exames teóricos e pela formação dos professores.
A partir de maio, os veículos serão obrigados a passar por uma avaliação técnica dos itens de segurança. A aprovação será necessária para a liberação do licenciamento anual e transferência do veículo. A taxa deverá ser de R$ 50.
Segundo o Denatran, a partir de junho o novo modelo de carteira de habilitação, com foto do motorista e numeração única para todo o Brasil, estará vigorando. (GN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.