|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Índice de São Paulo se aproxima de 1º Mundo
da Reportagem Local
São Paulo deverá fechar 98 com
uma média de 3 mortes no trânsito para cada 10 mil veículos, segundo estimativa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Esta é a primeira vez que a cidade se aproxima de índices registrados por cidades do Primeiro Mundo, como Nova York e Londres,
que mantêm uma média de 2 mortos por 10 mil veículos.
O número de mortos por veículos é mundialmente usado para
medir a violência no trânsito nas
grandes cidades.
O resultado é mais impressionante se comparado com os dados
de 1978, quando São Paulo tinha
16 mortes para 10 mil veículos.
Segundo a CET, a redução das
mortes registradas no trânsito em
98 deverá ficar em 24,3%, a mesma acumulada entre janeiro e novembro.
A comparação foi feita com o
mesmo período de 97, quando a
redução ficou perto dos 10%, em
relação a 96. Os números de 1998
indicam 449 mortes a menos no
trânsito de São Paulo.
A porcentagem é quase três vezes superior à obtida pela CET no
ano passado, quando a empresa
conseguiu o melhor resultado desde a sua criação, há 22 anos.
O resultado mostra que o peso
econômico das multas do Código
de Trânsito Brasileiro, junto com
a aposta na fiscalização eletrônica,
está se mostrando mais eficiente
do que as tradicionais campanhas
educativas. As multas mais caras
podem chegar a R$ 865.
"Os dois fatores se complementam. A fiscalização, por mais eficiente que seja, não resolve o problema se a multa for barata demais", disse o diretor de operações da CET, Luiz Carlos Cunha.
De janeiro até novembro, a CET
aplicou 3,077 milhões de multas
de trânsito (1,1% a menos do que
no mesmo período do ano passado).
Segundo a companhia, o controle da velocidade é essencial para
baixar as mortes. Isso porque essa
infração é a que mais contribuiu
para a ocorrência de acidentes
graves.
Para 99, a Prefeitura de São Paulo promete reforçar a fiscalização
eletrônica dos semáforos com a
instalação de novos caetanos
-aparelhos que fotografam a placa do veículo quando o motorista
cruza o semáforo vermelho.
(GN)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|