Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Infraestrutura garante boa avaliação da região

MAURO PAULINO
DIRETOR-GERAL DO DATAFOLHA
ALESSANDRO JANONI
DIRETOR DE PESQUISAS DO DATAFOLHA

A zona oeste de São Paulo concentra a maior parte dos bairros com melhores índices de satisfação na cidade.

Dos 15 distritos que a compõem, apenas dois apresentam notas inferiores à média da capital, e todos atingem escores superiores a 5.

O motivo para a boa avaliação é a infraestrutura. São poucos os aspectos que não obtêm notas acima da média do município. Dos 35 itens pesquisados somente três não alcançam esse patamar -asfaltamento de ruas, quantidade de escolas públicas e trânsito.

Mas, mesmo na melhor região, há destaques negativos. Apesar das médias altas, observa-se retrocesso em 11 de 27 aspectos que permitem comparação com a primeira tomada do DNA de 2008.

Além disso, os dois bairros que na ocasião lideravam o ranking geral de todos os 96 distritos da cidade -Alto de Pinheiros e Jardim Paulista- obtiveram notas menores em 2012 do que há quatro anos. Também pioraram de maneira significativa Pinheiros e Vila Sônia.

O Jardim Paulista, que antes era o segundo melhor bairro da região na percepção de seus moradores, caiu para a quarta colocação, cedendo espaço para Vila Leopoldina, que não apresenta, no total, variações expressivas.

O motivo da queda do Jardim Paulista encontra-se na piora das notas atribuídas a 19 aspectos da vida no distrito, principalmente nos tópicos asfaltamento de ruas, oferta de serviços públicos de saúde e segurança. Apenas o trânsito parece ter melhorado.

Em Alto de Pinheiros, além da má conservação das vias, também apresentam involução a ocorrência de enchentes e a iluminação das ruas. Mesmo assim, continua sendo o mais bem avaliado da região.

As evoluções da zona oeste que merecem destaque referem-se aos distritos da Lapa e do Jaguaré. Em ambos detectam-se melhorias importantes.

A Lapa que, em 2008, ficava na sexta colocação entre os bairros da região, figura hoje no terceiro lugar -subiram as médias em acessibilidade a deficientes físicos, de não ocorrência de trânsito, limpeza das ruas, ações para jovens e coleta de lixo domiciliar.

Já o Jaguaré apresenta crescimento de satisfação em nove dos 27 aspectos pesquisados. Destacam-se os desempenhos relativos à rede de esgoto e ao asfaltamento das ruas. O único item que piorou em quatro anos, segundo os moradores, foi a poluição sonora.

Vale destacar ainda, em ano eleitoral, a queda expressiva do interesse por política entre os moradores da zona oeste.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.