São Paulo, terça-feira, 01 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Números desastrosos 1
Os dados de ontem divulgados pela Fecoagro, do Rio Grande do Sul, indicam que a produtividade da soja no Estado ficará em apenas 978 quilos por hectare -queda de 57% em relação à média histórica da região. Se confirmada essa produtividade, a safra recua para 4 milhões de toneladas, contra a previsão inicial de 9,4 milhões.

Números desastrosos 2
O cenário no Sul não é bom também para o milho. A seca provocou queda de 56% na produtividade, e a safra deverá cair para 2,2 milhões de toneladas. A estimativa inicial era de 5 milhões, segundo a Fecoagro. Os dados fazem parte do terceiro levantamento das safras de soja e de milho.

Atuação dos fundos 1
Após um recorde de posição líquida vendida em meados de janeiro, os fundos de investimento promovem uma forte liquidação de posições, segundo a consultoria Céleres, de Uberlândia (MG). De 74.314 em janeiro, as posições caíram para 9.554 na terça-feira passada.

Atuação dos fundos 2
Mas os fundos não aumentaram a posição "comprada" nas últimas semanas, o que mostra que ainda não assimilaram a idéia de que os preços estão com tendência de alta sustentável no longo prazo, segundo a consultoria.

Reflexos
A queda de produção na América do Sul, que se mostrou ainda maior nos mais recentes levantamentos de safra divulgados nos últimos dias, deverá se refletir mais intensamente na posição dos fundos nos próximos dias, segundo a Céleres.

Muito calor
O preço do frango voltou a cair nas granjas paulistas. O quilo da ave viva foi negociado a R$ 1,30. O excesso de aves para abate e o excessivo calor, que auxilia no desenvolvimento dos animais, provocaram a redução.

Em alta
O café voltou a subir ontem na Nybot, uma das Bolsas de commodities de Nova York. O primeiro contrato aumentou 3,4%, para 119,15 centavos de dólar por libra-peso. O mercado interno também reagiu, e os preços subiram 3%. A saca de 60 kg chegou a ser negociada a R$ 325 em Minas Gerais.

Ritmo de vendas
Os registros de exportação da soja indicam 2,8 milhões de toneladas até 15 de fevereiro, bem abaixo dos 9,5 milhões do mesmo período do ano passado, segundo a Abiove. As vendas de farelo e óleo de soja também caíram.

Exportações menores
A valorização do real e os preços baixos no mercado internacional inibiram as vendas de milho brasileiro para o mercado externo. Segundo a Secex, as exportações somaram 246 mil toneladas em janeiro, volume 58% inferior ao do mesmo mês de 2004.

Mérito genético
Oficial, touro da Agropecuária Naviraí, manteve a liderança nas provas de Avaliação Genética da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo. O touro, que tem o sêmen comercializado pela Semex, apresentou mérito genético total (MGT) de 2,05.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Carga tributária: Fiesp é acusada de esvaziar ação antiimposto
Próximo Texto: Bancos: Ganhos do HSBC no país crescem 238%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.